Segundo estatísticas de um centro de informação sobre o assunto, nesse número são 19,1 milhões de novos internautas que aderiram desde 2021 e a maioria vem de aldeias rurais onde foi instalada a infraestrutura necessária para prestar o serviço.
Essa entidade especificou que atualmente cada cidade da China, urbana e rural, possui conexões de internet de banda larga e também há 1,8 milhão de estações base para fornecer 5G.
Observou que a expansão da rede se deve também ao cumprimento das medidas sanitárias para controlar a Covid-19 e promover a recuperação econômica, que são impossíveis de serem aplicadas sem acesso massivo ao ciberespaço.
Os internautas chineses passam em média 29,5 horas conectados à web e os principais dispositivos que utilizam são os telefones celulares.
Desde o lançamento do serviço 5G comercial no outono de 2019, a China ampliou a infraestrutura móvel e até construiu a estação base mais alta do mundo ao lado do Monte Everest.
As estimativas apontam que em 2024 terá 10 milhões de instalações deste tipo, o que permitirá conectar praticamente todo o país com tecnologias revolucionárias.
mem /ymr/cm