O Ministro de Estado do Ministério da Ciência e Tecnologia, Dr. Jitendra Singh, anunciou esta quinta-feira em Nova Deli a conclusão científica do produto imunizante contra o HPV, transmitido pela rádio All India.
O referido injetável foi desenvolvido pelo Departamento de Biotecnologia e pelo Serum Institute of India, o maior fabricante de vacinas do mundo, para tratar esse câncer muito comum em mulheres de 15 a 44 anos e com mortalidade de 90% nos países de baixa e renda média.
Em julho passado, o Controlador Geral de Medicamentos do país concedeu autorização para comercializar este produto médico, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Jitendra Singh.
A professora de Obstetrícia e Ginecologia do Instituto de Ciências Médicas da Índia, Neerja Bhatla, destacou que o imunizador é seguro e eficaz, embora demore cerca de uma década para ver os resultados finais.
Bhatla pediu que o produto também seja administrado a homens jovens para prevenir outros cânceres causados pelo HPV e também para combater o problema das verrugas genitais e aumentar a imunidade do rebanho.
Adar Poonawalla, diretor geral do Serum Institute, disse que essa conquista é uma prova do que as instituições indianas podem alcançar juntas no desenvolvimento de mais medicamentos.
Espera-se que a nova vacina seja de baixo custo e acessível para 50 milhões de meninas de 9 a 14 anos na Índia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Índia responde por um quinto da carga global de câncer do colo do útero, com 123.000 casos e 67.000 mortes por ano.
mv/abm/jcfl