23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia aborta tentativa de ataque ucraniano a usina nuclear

Zaparozhie

Rússia aborta tentativa de ataque ucraniano a usina nuclear

Moscou, 1º set (Prensa Latina) O Ministério da Defesa da Rússia (Mindef) anunciou que a Ucrânia havia abortado uma tentativa de ataque à usina nuclear de Zaparozhie, para onde os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão indo hoje.

Cerca de 60 membros de um grupo de sabotagem do exército ucraniano, divididos em dois grupos, tentaram chegar à costa das instalações de seis quarteirões, o maior de seu tipo na Europa, em seis barcos, disse uma declaração do Ministério da Defesa.

A agência disse que o poder de fogo pesado, incluindo aviões de combate, tinha que ser usado para evitar o ataque.

Além disso, a artilharia ucraniana tem atacado a cidade de Energodar a partir da margem norte do rio Dnieper desde o início da manhã de quinta-feira, apesar de saber da possível chegada da missão da AIEA, disse o ministério.

Um dos projéteis explodiu a apenas 400 metros de um dos blocos de energia da usina nuclear, cujo perímetro próximo, incluindo a própria cidade de Energodar, está sendo bombardeado pelas forças ucranianas há várias semanas.

Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou o lançamento de uma operação militar em resposta a um chamado das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk para proteger sua população e para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.

A inspeção da AIEA, que visa instalar uma missão de observação permanente na usina elétrica Zaparozhie, viajou para a região após dias de solicitações e negociações russas com a ONU em meio a suas alegações de agressão de Kiev contra a instalação.

Durante a operação militar, as forças russas assumiram o controle da região ao sul do rio Dnieper, na província ucraniana de Zaparozhie, em particular a parte que garante o acesso ao mar de Azov.

O representante permanente da Rússia junto à AIEA, Mikhail Ulyanov, de Viena, disse que a Rússia saúda as intenções da AIEA de organizar uma missão permanente em Zaparozhie.

jcm/to/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES