Karell Peña e Berto Friol Barrios são os treinadores de vôlei de praia e de quadra, respectivamente, enquanto Leonid Abum e Natyelis Riol são os técnicos que prestarão assistência à Federação de Voleibol do Camboja (VFC).
De todos eles, o que mais chamou a atenção foi Peña, pois segundo o secretário-geral do VFC, Aing Serey Piseth, “apesar de nossa formação ainda não estar no mais alto nível, terminando em quinto lugar nos recentes Jogos do Sudeste Asiático, O Vietnã mostra que nosso time de vôlei de praia não é tão ruim assim.
Em diálogo com o jornal The Phnom Penh Post, Serey Piseth afirmou que a intenção é ganhar medalhas por onde formos e não competir para ganhar mais experiência, porque já temos isso.
Por isso o convite ao técnico cubano Karell Peña para ser nosso diretor técnico de vôlei de praia, disse e limitou: “Espero que nos próximos dois ou três meses ele nos mostre resultados com o desenvolvimento de nossas habilidades” nessa disciplina.
Vamos analisar sua técnica de treinamento, se é mais forte, semelhante ou mais fraca que a de nossos treinadores cambojanos, e planejamos realizar um torneio para descobrir a resposta, antecipou.
Friol, por sua vez, servirá como um técnico assistente ou diretor técnico, que aconselhará sobre treinamento e estratégia de jogo, já que o Camboja já tem um especialista estrangeiro, o chinês Li Jun, que liderou a equipe masculina de quadra que fez história ao conquistar uma medalha de bronze em os recentes jogos regionais no Vietnã.
rgh/mpm/hb