“A tentativa de vida de Cristina Kirchner- @CFKArgentina, por uma brasileira armada, merece ser repudiada pelo mundo inteiro”, escreveu a ex-governadora no Twitter.
A vice-presidente argentina sofreu uma tentativa de ataque ontem à noite quando um homem, identificado como Fernando André Sabag Montiel, 35 anos, de origem brasileira, que já tinha registro policial por posse ilegal de faca, a atacou ao chegar em sua residência no bairro da Recoleta, na capital.
O sujeito apontou um centímetro do rosto de Fernández e tentou puxar o gatilho, mas a arma disparou mal, de acordo com investigações preliminares.
Para Rousseff, “o ódio político e a violência de natureza fascista, estimulados por políticos extremistas, são uma ameaça à democracia na América Latina”.
Na carta, a ex-presidente reiterou sua solidariedade com o chefe do Senado argentino e seu firme desejo de “que seu país, Brasil e América Latina superem esta situação e retornem ao caminho da paz e da estabilidade”.
Também pediu “que a violência política, de onde quer que venha, não consiga obstruir os avanços civilizacionais dos povos do mundo”.
“Cristina Kirchner é uma das maiores líderes de nosso continente. Ela representa a luta pela democracia e contra a desigualdade. As demonstrações de apreço que ela sempre recebe das pessoas nas ruas mostram como ela é amada. A violência não pode vencer!”, Rousseff se afundou na plataforma digital.
Finalmente, também expressou sua solidariedade com o chefe do Executivo argentino, Alberto Fernández.
mgt/ocs/bm