Um dos acontecimentos que mais despertou comentários foi o discurso proferido na última quinta-feira pelo presidente Joe Biden na Filadélfia, no qual aproveitou para atacar seu antecessor Donald Trump (2017-2021).
Ele afirmou que tanto o magnata quanto seus acólitos seguem o caminho do “semi-fascismo” enquanto atacam a ideologia MAGA, uma referência ao slogan Make America Great Again, defendido pelo republicano.
“Eles estão trabalhando agora, enquanto falo, em estado após estado para dar o poder de decidir eleições a partidários e compadres, capacitando os negadores das eleições a minar a própria democracia”, disse ele.
Ele observou, no entanto, que nem todos os conservadores adotam o que ele chamou de ideologia extrema.
Mesmo assim, alguns membros da tenda vermelha não gostaram do discurso e o líder da minoria na Câmara dos Deputados, Kevin McCarthey, por exemplo, pediu ao presidente desculpas por chamar os republicanos de “semi-fascistas”.
“O presidente Biden escolhe dividir, rebaixar e menosprezar seus compatriotas. Por quê? Simplesmente porque eles não concordam com suas políticas”, disse ele.
Outro dos acontecimentos ocorridos durante a semana, e que, na opinião de analistas, pode afetar o imaginário dos eleitores nas eleições de meio de mandato, foi a vitória alcançada no Alasca pela democrata Mary Peltola sobre os republicanos Sarah Palin e Nick Begich .III.
As eleições especiais realizadas naquele estado foram realizadas para determinar quem ocuparia, pelo restante do ano, o assento legislativo deixado vago na Câmara dos Deputados após a morte do conservador Don Young.
As perspectivas então escurecem para as aspirações dos representados pela cor vermelha no referido território, que buscam conquistar uma cadeira no Congresso em 8 de novembro até 2024.
Em um contexto marcado por rachaduras dentro do Partido Republicano e pelo sucesso da Lei de Redução da Inflação promovida pelos democratas para aumentar impostos e contrair o déficit federal, as pesquisas alertam para uma leve recuperação nos índices de popularidade do presidente Joe Biden.
ro/ifs/ml