Conforme relatado pelo presidente do comitê partidário, Graham Brady, de um centro de convenções no centro de Londres, Truss obteve 81.326 votos, enquanto o ex-ministro do Tesouro Rishi Sunak obteve o apoio de 60.399 dos mais de 172.000 de conservadores que participaram da disputa pela liderança.
Os membros do partido conservador com direito a voto tiveram cerca de seis semanas para escolher, por correio ou e-mail, o substituto de Johnson, que foi forçado a renunciar por seus próprios ministros em 7 de julho passado devido a uma série de escândalos que chamaram a atenção questionar sua liderança.
Além das brigas internas, a campanha eleitoral de Truss e Sunak foi marcada pela crise do custo de vida que afeta milhões de britânicos, e ameaça se intensificar a partir do inverno, com a aplicação de uma nova alta energética.
Em um breve discurso à nação após o anúncio do resultado, a líder recém-eleita disse que agradeceu a “seu amigo” Johnson por provocar a saída do Reino Unido da União Europeia, derrotando o trabalhista Jeremy Corbyn nas eleições gerais de 2019
Também deu créditi ao primeiro-ministro pelo sucesso da campanha de vacinação contra a pandemia de Covid-19, e por ter confrontado, disse, “Vladimir Putin”, aludindo ao apoio de Londres a Kiev após a operação militar russa na Ucrânia.
Depois de agradecer a seus correligionários por escolhê-la, Truss disse que manterá suas promessas de campanha de cortar impostos para aliviar o impacto da crise do custo de vida.
A nova primeira-ministra, terceira na história do Reino Unido depois de Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019), terá que esperar até terça-feira para ser formalmente nomeada para o cargo pela rainha Elizabeth II.
A audiência real terá lugar em Balmoral, residência de verão do monarca na Escócia, devido a problemas de mobilidade que afetam o chefe de Estado.
Johnson também deve se despedir da nação amanhã do lado de fora da residência oficial do primeiro-ministro em 10 Downing Street, antes de apresentar oficialmente sua renúncia à rainha.
Na opinião de analistas, Truss tem uma árdua tarefa pela frente, pois não só terá que lidar com a crise econômica, mas também tentar reconstruir a unidade e a credibilidade do Partido Conservador após o escandaloso mandato do governante cessante.
O fato de ela ter sido escolhida por apenas 0,3% do eleitorado britânico representa um desafio adicional, pois segundo uma pesquisa realizada pela empresa YouGov no final de agosto, 52% dos entrevistados previam que seu governo seria ‘ruim ´. mv/nm/ls