Fontes do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Lula é candidato à presidência nas eleições de outubro, informaram que Arce, além do diálogo com o ex-sindicalista às 10h30 locais, vai trocar impressões com outras lideranças do a organização, a política.
Horas depois, o visitante conversará com economistas nacionais e falará sobre o chamado Modelo Econômico Social da Comunidade Produtiva, que estabeleceu quando era ministro da Economia do ex-presidente Evo Morales.
Em novembro passado, Arce afirmou em visita relâmpago ao gigante sul-americano que é possível derrotar o golpe de direita, em reunião com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Ele destacou que a desigualdade econômica pode ser reduzida, tributar grandes fortunas, distribuir renda e unir os povos latino-americanos e caribenhos.
Na ocasião, o chefe de Estado boliviano foi recebido em São Paulo pelo timoneiro da CUT, Sergio Nobre, o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social Luiz Marinho e o ex-prefeito de São Paulo e novamente candidato ao governo daquele território divisão Fernando Haddad.
Nesse encontro, Nobre relembrou a experiência boliviana diante do golpe de 2019, que impediu a reeleição de Morales. Mas escolheu o candidato proposto por ele (Arce) em 2020.
Para o chefe da CUT, o que aconteceu foi um aprendizado para o Brasil que viu como a desarticulada operação judicial Lava Jato impediu Lula de ser candidato à presidência nas eleições . de 2018.
“Os mesmos membros do sistema financeiro internacional que deram um golpe aqui no Brasil, interessados no petróleo do pré-sal (área de reservas de petróleo sob uma camada profunda de sal), são os que tentaram levar golpe na Bolívia, interessados nas reservas de lítio”, denunciou.
Ele alertou que o líder de extrema-direita Jair Bolsonaro “está gradualmente privatizando nossas empresas estatais, que eram fontes de financiamento do serviço público. Ele quer acabar com o serviço público no Brasil”.
Para Nobre, o que aconteceu na Bolívia, onde Arce venceu no primeiro turno, com 55% dos votos válidos, pode acontecer no Brasil com Lula, segundo pesquisas.
Arce contou, por sua vez, como os socialistas conseguiram derrotar a direita, apesar das perseguições, o apoio ao seu oponente da mídia conservadora, em nome de uma suposta constitucionalidade do golpe em curso.
mem/ocs/ls