O Ministério dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação informou que vai acolher na terça e quarta-feira a reunião do GAP (Plano de Ação Global contra a Covid-19).
Esta reunião contará com a presença de altos representantes de 35 países -com uma delegação especial dos Estados Unidos-, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), UNICEF, Cruz Vermelha, Rede Global de Saúde Pública Acadêmica (GNAPH), Agência Espanhola de Medicamentos e Comissão Européia ISGlobal.
O fórum GAP também abrirá o debate sobre as diferentes estratégias globais de saúde com base na importância adquirida após a pandemia. Oportunidade em que Espanha apresentará a primeira vacina de fatura nacional e cem por cento europeia, com o nome de HIPRA.
A reunião desta semana em Madrid pondera o ímpeto da ação internacional em torno da Covid-19, corrobora os progressos alcançados, traça medidas para controlar o vírus e reforçar a segurança global.
A Espanha lidera a quarta linha de esforço do Plano de Ação Global (GAP): apoio aos profissionais de saúde, um dos maiores problemas desde o início da pandemia.
Segundo dois terços dos Estados Membros da OMS, é o principal fator causador de interrupções nos serviços essenciais, assumindo a maior barreira para diagnósticos, terapias e vacinação.
O Chanceler destacou que, além de ter uma alta taxa de vacinação, a Espanha é um dos principais doadores de vacinas no mundo, o quinto do mundo, o segundo da América Latina e tem papel relevante como doador na África Subsaariana, Bairro Sul e Ásia.
O evento será encerrado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares.
mv/ft/ls