27 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Terremoto na China deixa 200 turistas ilhados

China terremoto

Terremoto na China deixa 200 turistas ilhados

Beijing, 6 set (Prensa Latina) Mais de 200 turistas permanecem isolados em Sichuan, sudoeste da China, depois que a única estrada de acesso foi bloqueada durante os deslizamentos de terra causados por um terremoto, confirmaram hoje fontes oficiais.

As autoridades locais indicaram que essas pessoas estavam visitando a reserva natural e a geleira de Hailuogou, mas desde ontem estão confinadas ao local porque a estrada ainda está entupida de pedras, lama e terra que caiu das montanhas.

Dezenas de trabalhadores e maquinários realizam a limpeza da estrada para restabelecer o trajeto entre o local turístico e a cidade mais próxima.

Da mesma forma, mais de 355 trabalhadores e gerentes de construção estão presos em um trecho da estrada entre Luding e Shimian que continua entupido de detritos.

Por outro lado, soube-se que o número de mortes durante o terremoto de magnitude 6,8 aumentou para 65 e o número pode aumentar ainda mais porque 12 indivíduos ainda estão desaparecidos.

De acordo com as informações mais recentes, há cerca de 250 internados, 50 mil evacuados, grande destruição nas infraestruturas imobiliárias, estradas interrompidas, bem como interrupções nos serviços de telecomunicações, água, gás e eletricidade.

O sismo ocorreu no complexo montanhoso de Luding ao meio-dia de ontem, hora local, com epicentro de 16 quilómetros de profundidade e até esta manhã foi seguido por 10 réplicas entre 3 e 4,9 graus de magnitude, algumas delas de longa duração.

A magnitude do desastre obrigou a decretar um alerta máximo em Sichuan para responder à contingência causada pelo terremoto, enquanto o governo enviou mais de 6.500 socorristas, helicópteros e drones para apoiar os esforços de socorro. Neste contexto, a Comissão Nacional de Saúde mobilizou para aquela província 70 especialistas em cuidados intensivos, traumatologia, neurocirurgia, ortopedia e anestesia, e dispôs outras equipes médicas de outras três demarcações do país.

O presidente chinês Jinping pediu esforços redobrados para encontrar sobreviventes, salvar os feridos e minimizar o número de mortos o máximo possível, enquanto ordena que o Exército Popular de Libertação se junte às tarefas de contingência.

Sichuan sofre regularmente o impacto de terremotos severos e um deles em 2008 deixou 87.000 mortos e milhares de desaparecidos, pelo que foi definido como o pior registrado na China nos últimos anos.

O mais recente ocorreu em junho passado, também com um grande salto mortal e material, e um foi inclusive uma réplica do terremoto de sete magnitudes ocorrido em 2013, quando 196 indivíduos morreram e outros 11.000 ficaram feridos.

acl/ymr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES