Após uma longa espera, a empresa lançou o novo modelo que tem entre seus recursos o sistema operacional HarmonyOS 3 integrado, câmeras aprimoradas e um modo de emergência que o mantém em standby por três horas quando a bateria atinge um por cento da carga.
O smartphone funciona com a rede 4G, pode armazenar várias cópias no espaço ocupado por um arquivo e fornecerá serviços de mensagens de emergência também suportados pelo sistema Beidou, que tem alcance global.
A corporação chinesa tradicionalmente lança uma série deste modelo todos os anos, mas a anterior foi apresentada em 2020 e a versão mais recente já chegou com as opções Huawei Mate 50, Mate 50 Pro e Mate 50 RS.
Segundo alguns relatos, mais de dois milhões de consumidores fizeram reservas para comprar o produto e os observadores concordam que, se o público o receber com uma resposta positiva, isso ajudaria a reverter o declínio de outras marcas nacionais de telefones celulares.
Um relatório do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação revelou que a produção de telefones celulares da China caiu 3,6% entre janeiro e julho deste ano, mesmo para dispositivos inteligentes.
O país fabricou apenas 863 milhões de unidades nesse período e desse montante 665 milhões eram smartphones, o que significou 2,6% menos na mesma fase de 2021.
Além disso, houve queda de 11,5 pontos nas exportações, pois apenas 470 milhões de aparelhos foram embarcados para o mercado internacional nos primeiros sete meses do ano.
Desde o final de 2017, tanto as vendas domésticas quanto as exportações de telefones celulares começaram a cair na China.
A Academia de Informática e Comunicações, vinculada ao Ministério, indicou recentemente que os dados mostram uma saturação do mercado nacional e o número de cidadãos que possuem esses aparelhos aqui é estimado em mais de 772 milhões.
Após o lançamento em 2019 da rede 5G ultrarrápida, mais de 300 novos modelos de marcas locais e estrangeiras com essa tecnologia incorporada entraram no gigante asiático, incluindo o iPhone 12 e 13 da americana Apple, além do Huawei Mate 40 Pro.
acl/ymr/cm