Segundo o grupo dirigido pela primeira bailarina Viengsay Valdés, a seleção inclui figuras como Dani Hernández, Yankiel Vázquez, Chavela Riera, Estefanía Hernández, María Luisa Márquez, Darío Hernández e Yasiel Hodelín, além da maître Consuelo Domínguez.
A companhia, reconhecida como Patrimônio Cultural da Nação na ilha, apresentará as peças A Morte de um Cisne, de Michel Descombey, e as conhecidas versões criadas pela prima ballerina assoluta, Alicia Alonso, da Coppélia pas de deux, Quebra-Nozes e Dom Quixote
Da mesma forma, a presença do grupo no país sul-americano será completada com uma série de conferências proferidas pelo historiador Miguel Cabrera, sobre a obra de Jimmy Gamonet, a teoria e prática do balé hoje e a presença do legado de Alonso no aniversário de 75 anos da empresa.
Dirigido pela professora Gloria Castro, o Festival Internacional de Balé de Cali aconteceu pela primeira vez em 2007 e é a maior demonstração de dança clássica e contemporânea da Colômbia, segundo o comunicado.
A nomeação antecede o evento semelhante em Havana, que este ano realizará sua 27ª edição de 20 de outubro a 13 de novembro, que marcará o ponto de partida das comemorações do 75º aniversário de fundação da empresa, que durarão até o final do ano.
Com mais de 60 anos de história, o encontro bianual é um dos espaços mais tradicionais e prestigiados do mundo da dança, reunindo representantes de dezenas de países em cada edição.
jcm/lbl / fav