Construída em 1904 e 1908, a relíquia do passado industrial russo foi intervencionada pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano, que transformou seus espaços em um lugar capaz de produzir uma experiência articulada que, das artes visuais, conduz o visitante às artes cênicas.
Tudo isso acontece em um prédio de 20.000 metros quadrados, localizado em uma área de dois hectares às margens do rio Moskva, que se tornou um local de passatempo popular para jovens moscovitas e visitantes de outros países, interessados em propostas contemporâneas. arte nacional.
Foi projetado pelo arquiteto Vasili Bashkirov e pelo engenheiro Mikhail Polivanov no estilo industrial popular em toda a Europa, e o coração do edifício é um gigantesco paralelepípedo de vidro e metal com um telhado triangular inclinado do mesmo material.
Por quase um século, o GES-2 forneceu eletricidade para os bondes da cidade e prédios próximos, mas em 2006 foi permanentemente fechado.
Foi então comprada pelo bilionário russo Leonid Mijelson, também patrono da arte nacional, que a converteu, junto com os terrenos abandonados circundantes, na nova sede de sua Fundação V-A-C e seus projetos, instalados em diferentes lugares do Moscou e o mundo.
Na remodelação, foram preservados a fachada e alguns elementos do interior, que hoje aparecem como memórias do passado em meio ao evidente caráter moderno do centro cultural que inclui biblioteca, auditório, espaços expositivos, refeitórios, salas de aula e oficinas.
A reabilitação também manteve as quatro chaminés que antes eram feitas de tijolo e passaram a aço, que mantém a imagem de uma central elétrica, mas serve também para captar o ar mais limpo a uma altura de 70 metros, facilitando a ventilação natural e reduzindo o consumo de energia.
A par das principais exposições, o GES-2 acolhe desde dezembro de 2021, altura em que foi inaugurado como casa da cultura, diversos eventos culturais cuja entrada é gratuita, bastando apenas fazer a inscrição prévia através do seu site.
Atualmente, a instituição recebe o espetáculo Adjustments-2, uma combinação de instalações sonoras com várias obras de arte em que foram utilizadas três obras de compositores russos modernos, além de obras de artistas consagrados dos séculos XX e XXI do V-A-C coleção de fundação.
jcm/mml / fav