5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Abuso de poder de Bolsonaro no Dia da Independência do Brasil

Bolsonaro-abuso-poder

Abuso de poder de Bolsonaro no Dia da Independência do Brasil

Brasília, 8 set (Prensa Latina) A Coalizão Brasil da Esperança denunciará o Presidente Jair Bolsonaro perante a Justiça Eleitoral por abuso de poder, utilizando o Dia da Independência como plataforma de campanha eleitoral, foi confirmada hoje.

Os advogados da aliança submeterão uma chamada Ação de Investigação Judicial Eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral, considerando que Bolsonaro aproveitou o evento cívico-militar de 7 de setembro para realizar explicitamente um mega comício de proselitismo como candidato presidencial do Partido Liberal nas eleições de outubro.

Bolsonaro usou um evento oficial para falar como um candidato. “Há um abuso do poder econômico e político, com o uso de recursos públicos, de uma grande estrutura pública, para fazer campanha”, dizem os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin, que representam a coalizão que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Eles especificaram que os discursos do ex-oficial militar, que está buscando a reeleição, nesta “reunião aberta foram transmitidos ao vivo para toda a nação, inclusive através da TV Brasil, uma emissora estatal”.

A este respeito, Lula afirmou em um vídeo transmitido em redes sociais que nunca utilizou o Dia da Pátria como um instrumento de política eleitoral.

“Quando eu era Presidente da República, tive a oportunidade de participar de dois 7 de setembro, em 2006 e 2010, em época de eleições. Em nenhum momento foi o Dia da Pátria, um dia do povo brasileiro, o maior dia de nosso país, por causa da Independência, usado como instrumento de política eleitoral”, comentou.

Também criticou a postura do ex-oficial militar de não falar sobre os problemas do país e exigiu explicações sobre a compra de bens imóveis pelo clã Bolsonaro.

“E o presidente, ao invés de discutir os problemas do Brasil, tentando falar com o povo brasileiro sobre como ele vai resolver o problema da educação, saúde, desemprego, o arroto do salário mínimo, ele tenta falar sobre campanhas políticas e tenta me atacar”, disse o ex-líder trabalhista. Insistiu que o líder da extrema-direita deveria agora “estar explicando ao povo como a família levantou 26 milhões (reais, cerca de US$ 5,1 milhões) em dinheiro para comprar 51 propriedades. É isso que ele tem que explicar”, disse ele.

Desde 1990, os “Bolsonaros” comercializaram 107 propriedades. Destes, “pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com o uso de dinheiro, de acordo com declarações dos próprios membros do clã”, revelou um relatório recentemente publicado pelo portal UOL.

Segundo Lula, o gigante sul-americano precisa de melhor sorte e “o povo decidiu que vai reconquistar a democracia para que possamos recuperar o Brasil”, em referência à votação que se aproxima.

mem/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES