23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Altos e baixos no processo constitucional chileno

Altos e baixos no processo constitucional chileno

Santiago do Chile, 14 de set (Prensa Latina) O processo para uma nova Constituição enfrenta hoje novos obstáculos devido à decisão da aliança de direita Chile, vamos desconsiderar o consenso alcançado durante as negociações no Congresso Nacional.

Em reunião na segunda-feira, os partidos representados no parlamento concordaram que a redação de um novo texto deve ser feita por um órgão cem por cento eleito, de natureza conjunta, apoiado por uma comissão de especialistas e submetido a um plebiscito obrigatório.

No entanto, logo após a União Democrática Independente, Renovação Nacional e Evópoli, integrantes da coalizão de oposição, negaram um compromisso intersetorial em um eventual processo constituinte e afirmaram que a nova convenção deve ser mista.

“Queremos ser claros: continuaremos a trabalhar de forma decisiva, cautelosa e responsável, sem calma, mas sem pressa, para chegar aos acordos necessários, que ainda não foram finalizados”, disseram as organizações políticas em comunicado.

A presidente do Partido Socialista, Paulina Vodanovic, disse estar surpresa com a atitude do Chile. Vamos ignorar o que foi acordado e considerou que a direita está tentando ganhar um pouco de tempo.

Enquanto isso, a líder do Partido para a Democracia, Natalia Piergentili, considerou incompreensível a decisão da oposição de ignorar os pontos que os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados leram mais de três vezes.

“Quando se quer encontrar desculpas para não se comprometer até o fim, deve-se prestar atenção a qualquer detalhe”, alertou, por sua vez, a senadora do Partido Comunista Claudia Pascual.

O Chile Vamos, já anunciou que não participará da reunião desta quinta-feira sobre a continuidade do processo constitucional.

Uma pesquisa publicada esta semana indica que 67% dos chilenos concordam em avançar para uma nova Carta Magna para substituir a vigente desde 1980, imposta durante a ditadura.

jha/car / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES