O espaço concebido como plataforma para celebrar a influência da cultura da nação norte-americana na ilha caribenha acontece nesta capital desde o último dia 8 de setembro com uma programação variada de recitais, concursos e apresentações de diversas expressões estéticas.
Segundo o diretor artístico e geral, Hugo Oslé, para a noite de encerramento está prevista a cerimônia de entrega de prêmios do concurso de música mexicana, que este ano celebrou a sua 25ª edição com a atuação de 17 criadores de várias províncias do país.
O júri encarregado de selecionar os melhores artistas foi presidido pelo assessor cultural da embaixada mexicana na ilha, Santiago Ruiz, juntamente com os artistas Miguel Barrera, Rosalía Arnáez, Alina Clemente e outros convidados de luxo, disse Oslé em entrevista coletiva.
No concurso, os criadores trouxeram ao palco temas legados por figuras icônicas como José Alfredo Jiménez, Tomás Méndez, Vicente Fernández, Juan Gabriel, entre outros, para obter um de seus três prêmios ou vencer o Grand Prix feminino ou masculino.
Da mesma forma, haverá um concerto da Academia de Canto Mariana Gonitch e do projeto Las Voces, protagonistas das apresentações no Parque Lenin, Casa da Música Miramar, Anfiteatro Marianao e Teatro Nacional, durante a semana de comemorações.
Sob o título Viva Cuba, Viva México, a premiação e evento de encerramento reunirão os sons da nação norte-americana ao ritmo de títulos icônicos como El Rey, Cucurrucucú Paloma, México Lindo y Querido, entre outros.
oda/lbl/cm