23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França condenada por não repatriar parentes de jihadistas

França condenada por não repatriar parentes de jihadistas

Paris, 14 set (Prensa Latina) O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado francês por não permitir o repatriamento de parentes de jihadistas, detidos em campos na Síria, em uma decisão divulgada hoje.

De acordo com o texto, a França teria violado o artigo 3.2 do Protocolo nº 4 (“Ninguém pode ser privado do direito de entrar no território do Estado do qual é nacional”) da Convenção Europeia de Direitos Humanos, negando a possibilidade de retorno a parentes de jihadistas que estão detidos em campos de prisioneiros na Síria.

Por esta razão, o TEDH decidiu que os pedidos de repatriamento “devem ser submetidos a um exame individual adequado por um órgão independente encarregado de controlar sua legalidade” e evitar a arbitrariedade aplicada até agora pelas autoridades francesas.

A denúncia foi apresentada por dois casais franceses que solicitaram em vão às autoridades francesas a repatriação de suas filhas, duas jovens companheiras dos jihadistas e seus três filhos, considerando que essa recusa violava vários artigos da Convenção Europeia de Direitos Humanos, expondo suas filhas e netos a “tratamentos desumanos e degradantes”.

As duas mulheres, de 31 e 33 anos, deixaram a França em 2014 e 2015 para ir para a Síria, onde deram à luz a seus filhos, e estão detidas com eles desde o início de 2019 nos campos de Al-Hol e Roj, no nordeste da Síria.

O defensor do povo francês responsável pela defesa dos direitos, em particular dos menores, interveio no processo perante o TEDH, tendo já questionado o executivo em várias ocasiões desde 2019 sobre esta questão, por considerar que não teve em conta o interesse superior da criança.

Também em fevereiro, o Comitê dos Direitos da Criança da ONU criticou o governo de Paris, acusando-o de ter “violado os direitos das crianças francesas detidas na Síria ao não repatriá-las”, enquanto outros países europeus, como Alemanha e Bélgica, já fizeram isso com a maioria de seus jihadistas.

mem /acm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES