30 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Argentina protegerá bens patrimoniais da Unasul

Argentina protegerá bens patrimoniais da Unasul

Buenos Aires, 16 Set(Prensa Latina) Dois contêineres com ativos pertencentes à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) chegarão à Argentina nas próximas semanas vindos do Equador, confirmaram hoje fontes diplomáticas.

Em declarações à Prensa Latina, o embaixador argentino naquele país, Gabriel Marcelo Fuks, especificou que se trata de livros, arquivos, computadores, móveis, elementos simbólicos e documentação.

“São dois contêineres cheios, é muita carga. Tudo isso será levado para a Casa Pátria Grande em Buenos Aires. Para a Argentina, este fato é de grande importância porque poderemos salvaguardar esses bens e contribuir para preservar a memória da região”, destacou.

Fuks considerou que a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) é a organização de integração mais dinâmica nesta fase, “mas sempre há a percepção de que a Unasul tinha mais a dar e o futuro determinará se ela renasce”.

Enquanto isso, há um pedaço da história do melhor momento da unidade regional que agora será cuidada em Buenos Aires, acrescentou.

O diplomata e o representante legal da Unasul, Elvis José Urbina, assinaram na segunda-feira um ato referente à coordenação do processo de exportação desses artigos de Quito para esta capital.

O anterior está em conformidade com um acordo entre o Ministério das Relações Exteriores da Argentina e o Conselho de Ministros das Relações Exteriores dessa entidade.

Além disso, ocorre após um primeiro embarque em outubro de 2020 de objetos pertencentes ao mecanismo fundado em 2008 por dirigentes como o venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), o argentino Néstor Kirchner (1950-2010), o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o equatoriano Rafael Correa e o boliviano Evo Morales.

Uma década depois, governos de direita instalados em vários Estados membros, inclusive o de Mauricio Macri, decidiram retirar sua participação e financiamento daquele órgão.

Em 2020, uma escultura de Kirchner, que foi seu primeiro secretário-geral, retornou à Argentina, que agora está no centro cultural que leva seu nome nesta cidade.

Há também servidores com todas as informações digitalizadas da Unasul, segundo o diretor da Casa Pátria Grande, Matías Capeluto.

“Todo o trabalho que foi feito é importante. Da Argentina poderemos mostrar a todo o povo latino-americano o trabalho realizado”, afirmou.

“Hoje o esforço maior está sendo feito para fortalecer a CELAC, mas se Lula triunfar no Brasil, com certeza a Unasul ou um grupo de trabalho sul-americano renascerá”, afirmou.

Por outro lado, Fuks disse a esta agência que está trabalhando para conseguir a reinstalação de um busto do ex-presidente Kirchner na Praça República Argentina, em Quito, removido em 2018 pela prefeitura daquela cidade.

A obra foi criada pelo artista José Ávila e doada por este país ao Equador em 2013.

O busto está protegido em nossa residência em Quito. Estamos trabalhando para devolvê-lo ao lugar que nunca deveria ter saído, disse o embaixador.

mgt/gas/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES