23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Situação convulsiva no Panamá coloca organizações sociais em alerta

Situação convulsiva no Panamá coloca organizações sociais em alerta

Cidade do Panamá, 16 set (Prensa Latina) A aliança Povos pela Vida do Panamá se declarou hoje em alerta máximo diante do descumprimento do governo em cumplicidade com grandes empresários para resolver antigos problemas que afligem a população.

No comunicado do grupo, um dos protagonistas dos bloqueios de estradas e da greve geral de julho passado contra o alto custo de vida, destaca-se que após 40 dias de conversas na província central de Coclé, o Executivo encerrou o intercâmbio e opta por travar a mesa levando o diálogo a um ponto crítico.

Nesse sentido, o coletivo alertou que a atual tranquilidade gerada pelo movimento popular desde o final de julho está longe de ser um sinal de desmobilização.

O conflito latente pode se tornar mais agudo, na medida em que a mesa de diálogo for bloqueada, as ruas também serão bloqueadas, para abrir novos cenários de luta, indica o texto.

A declaração também aponta que o principal responsável pelos problemas que afligem os panamenhos é o modelo econômico neoliberal, sustentado por distorções de mercado, monopólios e oligopólios, além da evasão fiscal que gera margens de lucro exorbitantes para os empresários.

Nesse sentido, a aliança convocou a união de forças para defender o que foi alcançado e criar as condições de organização, união, força, conscientização e luta para convocar uma Constituinte Original que transforme o país e ponha fim à injustiça social, aos negócios ganância e podridão das instituições.

Após 40 dias de conversas, especifica o texto, as partes chegaram a acordos que buscam dar alívio à grave situação, para depois enfrentar em um cenário mais amplo que são os problemas estruturais, verdadeiras causas da pobreza, da desigualdade e da exclusão social.

Os vários grupos que compõem a aliança afirmaram que têm feito todo o possível para resgatar as negociações e assim gerar um clima favorável para um diálogo que permita a resolução imediata de necessidades urgentes e que enfrentam em uma segunda etapa.

Na véspera, um dos porta-vozes dessa aliança, Saúl Méndez, condenou a teimosia do Executivo em aceitar o debate sobre o ponto oito, o mais importante da agenda sobre os problemas estruturais da pobreza e da desigualdade.

Méndez especificou que o que foi demonstrado nessas conversas é a falta de vontade do governo de atacar os interesses dos gamonales, cerca de 115 milionários que dominam o país.

Ele lembrou também que ninguém deve duvidar que os sindicatos, como o sindicato dos construtores, que ele preside, voltarão a usar medidas de pressão, incluindo fechamento de ruas e bloqueios para reivindicar seus direitos mais legítimos.

jha/ga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES