23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e sua luta contra o bloqueio presente no fórum belga ManiFiesta

Cuba e sua luta contra o bloqueio presente no fórum belga ManiFiesta

Bruxelas, 17 set (Prensa Latina) A 12ª edição do festival político-cultural belga ManiFiesta começou hoje na cidade litorânea de Ostende, onde Cuba e sua luta contra o bloqueio norte-americano estarão representadas em debates e conferências.

O deputado Yoerky Sánchez, membro do Comitê Central do Partido Comunista e do Conselho de Estado, chefia a delegação cubana ao fórum de dois dias, acompanhado, entre outros, pelo funcionário do Comitê Central Belkis Lay e o embaixador na Bélgica , Yaira Jiménez.

De acordo com o programa divulgado pelos organizadores, Sánchez participará de debates sobre a batalha global contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem à ilha; a luta dos povos do Sul para avançar em seu próprio caminho e o ressurgimento das forças de esquerda na América Latina.

Por sua vez, a embaixadora Jiménez será entrevistada pela presidente da associação solidária Cubanismo.be, Isabelle Vanbrabant, e também falará em reuniões sobre os direitos das mulheres na nação antilhana e as ações dos povos do Sul em busca de sua soberania.

A ManiFiesta dedica a sua edição de 2022 à busca da paz mundial, ao papel dos jovens e à defesa dos trabalhadores e do seu poder de compra.

A luta contra a extrema direita e suas ideias fascistas, a denúncia das corporações transnacionais com seu papel colonizador, a condenação do imperialismo em suas diversas formas e manifestações e o enfrentamento às mudanças climáticas também se destacam em sua agenda.

O fórum é organizado pelo Solidaire, jornal do Partido Trabalhista Belga (PTB) e pela rede Medicina para o Povo.

“Durante dois dias, vamos descobrir o mundo que deveria ser, um mundo no qual nos comprometemos juntos a imaginar as alternativas do futuro. Falamos a linguagem da solidariedade e da diversidade, a linguagem dos 99%, não a linguagem do dinheiro” , sublinha uma das chamadas.

Como todos os anos, várias personalidades da esquerda e das forças progressistas se reúnem no ManiFiesta, incluindo o vice-presidente boliviano, David Choquehuanca, o escritor e político belga Peter Mertens, o ativista palestino Ahed Tamimi, o eurodeputado espanhol Manu Pineda, o político Jeremy Corbyn e O líder sindical francês Laurent Brun.

A bela Ostend será palco de shows de rock, rap e techno no fim de semana, que serão apreciados por dezenas de milhares de jovens.

ro/wmr/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES