Segundo os organizadores do evento literário, a produção mais recente foi fruto de um cuidadoso trabalho que apagou “erratas de diferentes magnitudes acumuladas em sucessivas reimpressões” e permitiu a adição de um corpo de notas de referência para os leitores.
“É um convite para aproximar todos, especialistas e novatos, de um texto clássico, na perspectiva de nossa convulsiva contemporaneidade”, indica o chamado que convida a mergulhar no romance histórico ambientado na época da Revolução Francesa.
Publicado em 1962, The Age of Enlightenment goza de ampla circulação internacional que, segundo os críticos, ocorreu “fundamentalmente na Europa Ocidental e na América Latina, embora também seja conhecido no mundo árabe, China, Japão e Coreia do Sul. Sul”.
“Pelo valor intrínseco da obra, a comemoração desta data deve ser assumida como um acontecimento autêntico. A continuidade da sua ressonância em sucessivas gerações de leitores, a sua forma de transcender no tempo (…) confere-lhe a categoria correspondente a um clássico da letra”, refere o texto.
ro/yrv/ml