Bardos de cada país serão os protagonistas desta iniciativa promovida pelos Ministérios da Cultura da Venezuela e da Colômbia, juntamente com a Prefeitura de Cúcuta.
O ministro da Cultura venezuelano, Ernesto Villegas, disse à imprensa na véspera estar “muito feliz” com o encontro binacional de poetas do fim de semana, que sediará várias instalações na cidade de Cúcuta, norte de Santander, neste sábado, e amanhã em San Cristóbal, no estado de Táchira.
“Ótima notícia porque depois da hostilidade e das batalhas que as oligarquias semearam em nossos caminhos, abrimos caminho para nos abraçarmos no campo da poesia”, ressaltou.
Ele expressou que isso deve nos acompanhar a partir de agora no resto das disciplinas da arte e no conhecimento de nosso povo que, afinal, é o mesmo povo.
Villegas destacou que o povo colombiano e venezuelano “são filhos do mesmo pai, somos herdeiros do mesmo destino e vamos caminhar juntos no respeito às nossas diversidades”.
A partir das 15h, várias instalações de Cúcuta receberão os poetas e o mesmo acontecerá no domingo às 19h, hora local, no Ateneo de San Cristóbal. Joel Linares, Alejandro Vivas, William Osuna, Homero Vivas, Leonardo Ruiz e Vielsi Arias participarão em nome da Venezuela.
A Colômbia, por sua vez, será representada por Yorlady Ruiz, Fernando Rendón, Rómulo Bustos, Mery Yolanda Sánchez, Miguel Ángel López, Vito Apushana (pessoas Wayuu), Saúl Gómez, Angélica Hoyos, Mónica Lucía Suárez, Gabriel Jaime Franco e Eugenia Sánchez.
Venezuela e Colômbia restabeleceram relações políticas e diplomáticas em 29 de agosto com a entrega de cartas credenciais ao presidente Nicolás Maduro, pelo embaixador colombiano aqui, Armando Benedetti.
A reunião foi selada em 7 de setembro com o mesmo procedimento perante o presidente Gustavo Petro, pelo embaixador venezuelano, Félix Plascencia.
jha/jcd/ml