De acordo com o Controlador da República, Gerardo Solís, a partir deste domingo até 15 de outubro, eles vão revisar a coleta e transmissão de dados por meio de equipamentos especiais como o dispositivo de captura móvel, um tipo de computador de pequeno porte, com processamento, conexão à internet, memória e armazenamento.
Três locais sediarão este exercício piloto, entre os quais o município de Tocumen, província do Panamá; a cidade de Capira (Panamá Oeste) e o bairro caribenho de Cristóbal Este em Altos de Los Lagos (Colón).
Segundo o responsável, o processo vai permitir a elaboração de diagnósticos nacionais nos domínios sociodemográfico, econômico e setorial.
Por seu lado, a secretária-geral da Controladoria, Zenia Vásquez, indicou que para a realização deste teste contarão com 169 colaboradores, entre inspetores, assistentes, supervisores, recenseadores, motoristas, secretários e técnicos de apoio.
Para a segurança do pessoal de registro, serão adotadas medidas sanitárias durante o teste para prevenção e controle da Covid-19.
Os supervisores e recenseadores estarão devidamente identificados com uniforme e credencial, especificou.
O informante poderá validar a identidade dos recenseadores e supervisores designados para os Censos, entrando no site: www.censospanama.pa/verificacion/
Para os censos de 2023, o Instituto Nacional de Estatística e Censos (INEC) indicou em comunicado que serão necessárias pelo menos nove mil pessoas que preencham os requisitos para recolher os dados da investigação entre 8 de janeiro e 4 de março do ano seguinte.
Acrescentou que devem abranger 136 regiões estabelecidas para o estudo e para isso precisam de pelo menos sete mil recenseadores e cerca de dois mil supervisores para realizar o trabalho de campo.
Custando US$ 54 milhões, os censos ocorrerão com dois anos de atraso devido às restrições da pandemia.
O diretor do INEC, Samuel Moreno, indicou que na primeira semana de julho de 2023 serão divulgados os dados preliminares e os dados oficiais em setembro do mesmo ano.
Estima-se uma estimativa conservadora da população panamenha, superior a quatro milhões e 200 mil habitantes, acrescentou.
jha/ga/hb