O aniversário do grupo junta-se às comemorações do Projeto Comunitário Cabildo Yemí, ambos nascidos da engenhosidade do professor e vencedor do Prêmio Nacional de Dança 2020, Johannes García, que também é o principal promotor do Festival de Danças Populares e de Salão da ilha .
A apresentação, que acontecerá no emblemático palco cubano, está marcada para os dias 23 e 24 de setembro com o nome Aqui estamos e uma seleção das coreografias mais marcantes da carreira artística do grupo de dança.
Três décadas depois de sua fundação, o grupo liderado por García trabalha para fortalecer o vínculo com as comunidades para consolidar o movimento artístico da nação caribenha e atrair o público mais jovem que mora nesses lugares onde outros são limitados a chegar.
Para cumprir esses objetivos, os integrantes do grupo visitam alguns bairros da cidade de Havana todas as sextas-feiras para desenvolver oficinas, mostrar a cultura artística e tirar de lá os talentos menos visíveis.
Como o artista contou à Prensa Latina, depois de recrutados, os selecionados recebem aulas mais específicas sobre a execução de determinada dança ou música e compartilham apresentações com o grupo.
Foi assim que conseguimos motivá-los e mergulhar na origem e na técnica das danças populares que fazem parte da identidade e são a essência da nacionalidade cubana, disse o criador que hoje trabalha para o Festival de Danças Populares e de Salão.
Em sua quinta edição, prevista de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2022, exaltará a rumba por sua importância no desenvolvimento da dança e da música e seu legado em outras expressões como salsa, cassino e timba.
O coletivo criativo aspira a realizar um evento inclusivo que una a sabedoria dos mais experientes com o desejo de aprender com os jovens, sejam eles amadores, turistas ou profissionais da dança.
mem/yrv/hb