O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, chefia a delegação espanhola e iniciará suas atividades em Nova York na segunda-feira com uma reunião bilateral com o Secretário Geral das Nações Unidas.
ONU, Antonio Guterres.
Um dia depois, Sánchez participará da recepção de boas-vindas oferecida por Guterres aos Chefes de Estado e de Governo, e participará da abertura da 77ª sessão da Assembleia.
Também na terça-feira, o chefe do governo espanhol, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, e o chefe da União Africana, Macky Sall, participarão da Cúpula Global de Segurança Alimentar.
Também participará do evento Christchurch Call sobre o combate à violência na internet.
Encerrará o dia com um discurso numa noite com a comunidade espanhola na residência do embaixador espanhol nas Nações Unidas.
Na quarta-feira, Sánchez falará no evento da Fundação Bill & Melinda Gates Goalkeepers ao lado de Bill Gates, Melinda French Gates e Mia Mottley, primeira-ministra de Barbados.
Falará então no fórum “América Latina, Estados Unidos e Espanha na economia global” organizado pela Câmara de Comércio Espanha-EUA.
Em seguida, participará da reunião do Grupo Global de Resposta à Crise na sede da ONU e realizará uma reunião com o Presidente do Chile, Gabriel Boric, com quem mais tarde participará de um evento em homenagem ao 50º aniversário do discurso de Salvador Allende nas Nações Unidas.
Sánchez também participará de uma série de eventos de investimento, comércio e economia antes de seu discurso na Assembleia Geral em 22 de setembro.
Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, viajará hoje para Nova York, acompanhando a Rainha Letizia, após assistir ao funeral da Rainha Elizabeth II em Londres.
Na ONU, ele realizará várias reuniões bilaterais e participará de eventos programados durante a Semana Ministerial da Assembleia Geral da ONU.
mem/ft/bm