Rodríguez Parrilla discursou no 22º Conselho Político do bloqueio de nações, realizado à margem da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ele destacou que, diante dos desafios, problemas e tensões internacionais e da ação do imperialismo, a solidariedade e a integração são vitais para enfrentá-los.
Um mundo cada vez mais interdependente, disse Rodríguez Parrilla, exige uma ação conjunta diante de grandes, antigos e novos problemas, que, na opinião de Cuba, não serão resolvidos a menos que a atual ordem internacional, perigosa e injusta, seja mudada.
No caso de Cuba, ele apontou, em meio à atual crise internacional, os efeitos do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos por mais de seis décadas e intensificado desde 2019 estão sendo sentidos mais fortemente, causando mais dificuldades à população.
Também denunciou que a inclusão de Cuba na lista unilateral de patrocinadores estatais do terrorismo de Washington dificulta ainda mais a situação financeira do país.
O Ministro das Relações Exteriores cubano considerou que o equilíbrio político na região hoje é mais favorável à integração e à defesa da soberania, como resultado de lutas políticas e sociais, o que cria condições favoráveis para a realização de novos projetos em benefício dos povos.
Advertiu que apesar da proliferação de conflitos no mundo e da doutrina cada vez mais agressiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), existe também um cenário favorável à paz e à segurança regional “que devemos defender como um todo”.
Ele também destacou que “a unidade e a solidariedade da ALBA estão se tornando cada vez mais urgentes e, diante das tentativas de nos dividir, é essencial promover o fortalecimento da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe e a observância da manutenção da região como uma Zona de Paz”.
Finalmente, ele destacou que em dezembro próximo Havana será sede da 22ª Cúpula da ALBA-TCP, onde se espera a participação dos chefes de Estado e de governo, e reiterou que os países membros podem sempre contar com a solidariedade de Cuba.
mv/rc/bm