Guterres expressou sua disposição de receber o vice-primeiro-ministro vietnamita Pham Binh Minh, a quem também expressou sua admiração pelas conquistas socioeconômicas daquele país do Sudeste Asiático, cujas contribuições ativas e responsáveis para o trabalho da ONU ele apreciou.
O mais alto representante das Nações Unidas também expressou sua esperança de que o Vietnã promova mais fortemente seu papel e aumente sua contribuição para a solução dos problemas globais.
Binh Minh, por sua vez, descreveu a ONU como amiga e parceira confiável que acompanhou o Vietnã em todas as fases de seu desenvolvimento e reiterou o apoio de seu país ao papel central da ONU na governança global e na coordenação de esforços para enfrentar desafios comuns.
O vice-chefe do governo vietnamita destacou a necessidade de envidar esforços para garantir que a ONU funcione de forma mais eficaz e tenha recursos suficientes para melhor atender às necessidades e expectativas dos Estados membros.
Ele também reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto com outros países para acelerar o cumprimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e alcançar a meta de reduzir as emissões líquidas a zero até 2050, e pediu apoio ativo da organização na implantação da Iniciativa de Transição Justa em o setor de energia.
ro/mpm/ans