5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia, PSUV e Cuba nos destaques da semana na Venezuela

Colombia-Venezuela relaciones

Colômbia, PSUV e Cuba nos destaques da semana na Venezuela

Caracas, 24 sep (Prensa Latina) Os novos passos dados por Venezuela e Colômbia para avançar no restabelecimento das relações e na posse dos dirigentes eleitos nas eleições de base do PSUV, destacaram-se na semana que aqui termina hoje.

Soma-se a isso a convocação do Movimento de Amizade e Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba para seu XII Encontro Nacional e a intensa agenda desenvolvida pelo chanceler Carlos Faría nas Nações Unidas, no contexto da 77ª sessão da Assembleia Geral.

A chegada a Barranquilla no dia anterior de um navio venezuelano com mais de 16.000 toneladas de uréia constitui, até o momento, a expressão mais concreta da vontade de ambos os governos de avançar no compromisso mútuo de normalizar as relações interrompidas há mais de três anos.

A chegada do navio foi precedida pelo retorno na segunda-feira da empresa Monómeros ao Governo da República Bolivariana, depois de ter sido usurpada em 2019 pelo autoproclamado presidente Juan Guaidó e o fugitivo Leopoldo López, em cumplicidade com o ex-presidente Ivan Duque (2018-2022).

Vale destacar, além dos aspectos simbólicos, as reuniões como a dos chanceleres Faría e Álvaro Leyva (Colômbia) em Nova York e entre autoridades de Transporte, Comércio e Economia para coordenar e planejar ações para a abertura da fronteira próxima segunda-feira, 26 de setembro.

Soma-se a isso o Encontro Binacional de Poetas La Paz Une-nos, que terminou no último domingo e que, entre leituras de poesia e projetos conjuntos, deixou o sincero compromisso de contribuir para uma “profunda integração cultural”, conforme consta em sua Declaração Final.

A tomada de posse nesta semana dos dirigentes eleitos nas eleições de base do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) transcendeu devido a sua carga política para o presente e o futuro, e a responsabilidade dessa força política nos destinos da Revolução Bolivariana.

O próprio presidente Nicolás Maduro convocou para preparar as eleições de 2024 e 2025, ao que chamou de “a maior força telúrica”, humana e social do país: o PSUV.

Para o primeiro vice-presidente da organização política, Diosdado Cabello, o mais importante é que o Partido “deixe bem plantadas as bases para a irreversibilidade da Revolução Bolivariana”.

A convocação do XII Encontro Nacional do Movimento de Amizade e Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba, que se realizará nesta capital de 17 a 19 de novembro, também saiu na semana que se encerra.

Com mais de 150 delegados nacionais e de outros países da região, o evento vai discutir, entre outros temas, o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto à ilha pelos Estados Unidos há mais de 60 anos, Yhonny García, seu coordenador-chefe.

Também vale destacar a intensa atividade do chanceler venezuelano na ONU, que incluiu mais de 46 intercâmbios com delegações e organismos internacionais, e a celebração do XXII Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Comércio de Povos Tratado.

ro/jcd/ans

PL-35

24-09-2022T06:08:27

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES