Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Abu Zeid, Shoukry reuniu-se com representantes da Aliança dos Pequenos Estados Insulares, num encontro realizado em Nova Iorque no âmbito da 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
O chefe da diplomacia egípcia destacou a importância de discutir o assunto na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada naquele país do norte da África em novembro próximo.
Perante esta situação, apelou a uma maior coordenação para mitigar as perdas e danos causados pelas alterações climáticas a essas ilhas.
Como parte de sua agenda, o chanceler também conversou ontem separadamente com o coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, e com o enviado especial da organização internacional para a Síria, Geir Pedersen.
Durante o encontro com Wennesland, a situação na Palestina foi abordada, especialmente o estado atual da cidade de Jerusalém, destacou Abu Zeid.
Os dois lados trocaram pontos de vista sobre maneiras de reviver o processo de paz e romper o impasse para resolver a questão palestina de acordo com a solução de dois Estados, enfatizou.
O porta-voz egípcio explicou que o ministro e Pedersen concordaram com a urgência de acabar com a crise síria.
ro/rob/ans
PL-21
24-09-2022T05:05:36