Em particular, o presidente destacou o papel de liderança das quatro mulheres chefes dos Conselhos de Defesa dos principais territórios afetados: as províncias ocidentais de Pinar del Río, Artemisa e Mayabeque e o município especial de Isla de la Juventud, dos quais expressou que ele tem orgulho do trabalho deles.
Em sua conta no Twitter, o também primeiro secretário do Comitê Central do PCC escreveu: “Mais uma manhã inquieta para os quadros do @PartidoPCC e o governo da nação, sob as tensões desencadeadas por um furacão. Nos dão orgulho as quatro chefes dos Conselhos de Defesa nos territórios afetados. #CubaEsAmor”.
O furacão Ian passava às 06:00 horas locais pela capital da província de Pinar del Río, com ventos sustentados de 205 quilômetros por hora, segundo o Instituto de Meteorologia.
O meteoro, categoria 3 na escala Saffir-Simpson, nas últimas 24 horas causou chuvas fortes e intensas, que acumularam 108,3 milímetros na estação meteorológica de Amistad Cuba-França, no município especial de Isla de la Juventud.
De acordo com as previsões, o território mais ocidental de Cuba continuará sob o impacto do evento hidrometeorológico até aproximadamente 08:00 (hora local), quando deve sair por um ponto da costa norte perto de Puerto Esperanza (Viñales).
As áreas de aguaceiros, chuvas e forte atividade elétrica associada ao furacão também afetaram as províncias de Artemisa, Mayabeque e Matanzas, enquanto ventos com força de tempestade tropical (70-85 quilômetros por hora) continuarão sobre Artemisa, Mayabeque, La Havana e Isla de la Juventud.
Persistiram fortes inundações costeiras na costa do Golfo de Guanahacabibes, no norte da província de Pinar del Río, e inundações moderadas no sul da Isla de la Juventud e Pinar del Río.
mem/kmg/hb