O eixo desta data é retornar aos patamares tradicionais de um segmento que tem muito a ver com tolerância e desenvolvimento em meio a situações geopolíticas e dificuldades econômicas, agora caracterizadas por problemas de energia e inflação.
Em 1979, a Organização Mundial do Turismo (OMT) proclamou o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo, para comemorar o aniversário da aprovação de seus Estatutos.
O turismo é um setor em crescimento nos últimos anos. Cada vez mais pessoas se aventuram a visitar lugares distantes e se integrar com os locais, descobrindo novas culturas e paisagens.
Nesse sentido, a ONU aponta o crescimento comparativo de 25 milhões de deslocamentos em 1950 para 1,3 bilhão hoje. As receitas do turismo aumentaram de dois bilhões de dólares para 1,260 trilhões.
Entre os fatores impulsionadores do setor estão o reconhecimento do direito dos trabalhadores às férias, a melhoria das condições de trabalho em muitos países, o aumento da classe média no mundo, o transporte mais barato, o uso de tecnologias e a diversificação do turismo.
Assim, este ano o mote central é Repensar o Turismo, quando cada ano este dia é dedicado a uma frase específica relacionada com o momento.
Em maio de 2022, a Assembleia Geral da ONU realizou um debate especial sobre o Turismo, pois o setor é considerado um pilar fundamental do desenvolvimento e crescimento, e está na agenda de todos os governos e organizações internacionais.
Além disso, o Turismo se adapta à crise climática. Por isso, mais de 450 organizações assinaram a Declaração de Glasgow, documento que inclui uma série de compromissos para acelerar a ação climática no campo desse setor.
Os slogans anteriores – mais recentes – eram 2021: Turismo para um crescimento inclusivo, 2020: Turismo e Desenvolvimento Rural. A crise do Covid-19 foi um verdadeiro desafio para esta indústria.
Como resultado do declínio do turismo, muitos jovens perderam seus empregos e muitas empresas fecharam.
O turismo está diretamente relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Contribui sobretudo para o alcance dos Objetivos 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 12 (produção e consumo responsável) e 14 (vida debaixo d’água).
Para atingir estes objetivos, foi criada a plataforma Tourism4SDGs, em cujo site poderá partilhar recursos e iniciativas que contribuam para o seu desenvolvimento sustentável.
A OMT proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, reconhecendo a importância do turismo internacional e promovendo uma melhor compreensão entre os povos do mundo.
mem/rfc/ls