Realizado no âmbito da Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (Mondiacult) 2022, o evento representa uma oportunidade para chamar a atenção para a importância desses espaços para a coesão social, preservação do patrimônio e memória.
O EIM foi realizado sob o tema “O museu urgente: ação para um futuro sustentável”, e seu programa incluiu mais de 20 atividades de reflexão, proposta e ação por mais de 50 especialistas da região.
Cada dia incluía conferências, trocas de experiências, painéis, palestras e workshops ministrados por profissionais ibero-americanos especializados no assunto, incluindo o diretor e criador da Fundación Teoría y Práctica de las Artes, o argentino Américo Castilla.
Paulo Pires do Vale de Portugal deu uma palestra sobre a utilidade e as desvantagens dos museus para a vida. A Presidente do Conselho do Patrimônio Nacional de Cuba, Virgen Pérez, também participou de um dos painéis.
O encontro, que também faz parte da reunião intergovernamental de representantes dos 22 países da região, focalizará quatro temas principais: Museus e comunidade: o papel social e educacional; e Descolonização e patrimônio museológico: novas incidências diante dos desafios históricos.
Os outros dois foram Reconfigurando a ação: formas de fazer e tecnologias para a sustentabilidade; e Direitos culturais para uma sociedade mais sustentável: perspectiva de gênero e inclusão.
mem/mml/bm