O evento, sediado no Lincoln Center for the Performing Arts daquela cidade, vai até o dia 16 de outubro e promoveu para sua abertura a estreia mundial de She Said, dirigida por Maria Schrader, baseada na história verídica do movimento feminista Me Too.
Essa proposta, juntamente o filme biográfico Emmett Till, de Chinonye Chukwu, lideram a seleção do evento especial Spotlight para a celebração das seis décadas.
Segundo o diretor executivo do Festival, Eugene Hernández, este ano o Festival espera atrair espectadores com obras de cineastas notáveis como Lars von Trier e Sarah Polley, entre outras figuras relevantes da sétima arte. Ele também destacou a noite do 50º aniversário do filme Solaris, do proeminente diretor russo Andrei Tarkovsky.
Como parte da comemoração, o Festival de Cinema oferecerá exibições nos cinco distritos da cidade de Nova York.
Em sua primeira edição, em 1963, o festival exibiu filmes de Luis Buñuel, Yasujiro Ozu, Robert Bresson, Roman Polanski e do recém-falecido Jean-Luc Godard.
O NYFF, como é conhecido pela sigla em inglês, não premia e não tem mercado para a indústria, é definido estritamente como uma vitrine do que os programadores consideram o melhor do cinema.
vm/mml/ls