Neste momento, dois jogadores de basquete e um treinador trabalham em clubes vietnamitas, explicou o presidente do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder) em um encontro com grupos de solidariedade, residentes cubanos e funcionários da missão estatal.
O responsável do Inder antecipou que em breve alguns jogadores de voleibol também o farão e que Cuba também colabore com o Vietname na preparação das suas equipas de boxe e luta livre, tendo em vista os Jogos do Sudeste Asiático (SEA Games) no próximo ano no Camboja, o Jogos Asiáticos e Olimpíadas em Paris-2024.
Pretendemos também estabelecer relações de trabalho nas áreas da investigação e medicina desportiva, bem como reforçar os programas de formação académica, incluindo a pós-graduação, disse.
Vento Montiller anunciou que no início do próximo ano o Diretor Nacional de Esportes vietnamita viajará a Havana, com quem avaliará em profundidade a cooperação no campo da medicina esportiva e revisará o cumprimento da agenda de acordos bilaterais.
O presidente do Inder integra a delegação que acompanha o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, numa viagem pelo Sudeste Asiático que o levará também ao Laos e ao Camboja.
Durante sua estada aqui, Vento Montiller reuniu-se com o vice-ministro do Esporte, Cultura e Turismo, Trinh Thi Thuy, a quem ratificou sua total disposição de ampliar a cooperação esportiva.
Vento Montiller apreciou o fato de que a própria vice-ministra vietnamita introduziu um novo campo de colaboração, o da medicina esportiva, no qual -disse- Cuba tem uma vasta experiência que está disposta a compartilhar.
Explicou a existência na ilha de um Instituto de Medicina Desportiva, com sede em Havana, mas com filiais em todas as províncias do país; o laboratório antidoping, certificado por 18 anos consecutivos pela Agência Mundial Antidoping, e um Centro de Pesquisas Esportivas.
No âmbito da sua agenda, o responsável do Inder manteve ainda dois encontros com o diretor-geral da Administração Desportiva e com o presidente da Federação Vietnamita de Voleibol e percorreu o Centro Nacional de Formação Desportiva e congéneres desta capital.
rob/mpm/ml