De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a Agência Argentina de Cooperação Internacional e Assistência Humanitária Cascos Blancos (Aciah) encomendou a entrega à nação caribenha de 19 caixas de tais comprimidos, que podem ser usadas para perfazer até 950.000 litros de água potável.
O embarque beneficiará cerca de 2.000 pessoas durante 90 dias. Este fornecimento é fundamental para colaborar com a resposta do governo cubano às necessidades da população de Pinar del Río, a mais prejudicada pelo fenômeno climático, afirma o texto.
Também afirma que o Ministro das Relações Exteriores Santiago Cafiero, o embaixador argentino em Cuba, Luis Ilarregui, e a presidente da Aciah, Sabina Frederic, ofereceram às autoridades da ilha toda a assistência considerada necessária.
Além das pastilhas de purificação de água, a Argentina está preparando kits de cozinha, que poderiam ser destinados àqueles que permanecem evacuados e necessitam de insumos básicos para preparar seus alimentos, observa o documento. O governo cubano aceitou a oferta feita pela embaixada argentina, ao mesmo tempo em que informava que a capacidade humana para responder à situação era coberta pelas forças de Defesa Civil argentinas, conclui ele.
mv/ gas/bm