Segundo o delegado do Ministério do Turismo em Matanzas, Ivis Fernández, durante o ano corrente o balneário de Varadero está aumentando gradualmente o número de turistas em comparação com o mesmo período em 2020 e 2021, anos muito difíceis como resultado da pandemia da COVID-19.
No último trimestre de 2022, espera-se que, no contexto da chamada alta temporada, Varadero relate registros favoráveis de visitantes que manterão o destino turístico entre os melhores do mundo, disse ele.
Fernández disse que a realização de vários eventos internacionais, incluindo a 69ª edição do Campeonato Mundial de Coquetéis da Associação Internacional de Bartenders, a ser realizado de 4 a 9 de novembro deste ano no Hotel Meliá Internacional, permitirá que Varadero receba um número considerável de visitantes estrangeiros.
O delegado comentou que a recente execução em Varadero da primeira edição da corrida de natação em águas abertas sob os auspícios da empresa mexicana Gran Retto é uma prova do crescimento da população daquela nação em direção ao polo turístico.
O resort recebe atualmente 36% dos turistas internacionais que vêm a Cuba e possui mais de 21.880 quartos, distribuídos em 56 hotéis com operadores hoteleiros de prestígio como Meliá, Iberostar, Roc, Blue Diamond, BeLive, Barceló, Valentín e Muthu.
mv/ads/bm