23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começa na Costa Rica vacinação anti-Covid-19 de menores de cinco anos

Começa na Costa Rica vacinação anti-Covid-19 de menores de cinco anos

San José, 4 out (Prensa Latina) A vacinação anti-Covid-19 de crianças entre seis meses e cinco anos começará oficialmente hoje em todos os estabelecimentos do Fundo de Previdência Social (CCSS), responsável pela saúde pública na Costa Rica.

Quero fazer um apelo a todos os pais, para que se aproximem e apliquem a vacina contra a Covid-19 a todos os seus filhos, salientou esta segunda-feira o vice-ministro da Saúde, Alexei Carrillo, em conferência de imprensa sobre o arranque da campanha de vacinação pediátrica contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador desta doença.

Tanto Carrillo quanto a presidente executiva do CCSS, Marta Esquivel, concordaram com a importância da imunização plena para criar o escudo de proteção necessário, o que reduz consideravelmente a possibilidade de entrar ou morrer por contrair a Covid-19.

Para esta vacinação, a CCSS adquiriiu, através da Comissão Nacional de Emergências, um primeiro lote de 450 mil biológicos do consórcio Pfizer/BioNTech, dos quais chegaram a semana anterior pouco mais de 302 mil e o resto será entregado no final deste ano.

Sendo aprovada pela Comissão Nacional de Vacinação e Epidemiologia, a imunização para esta faixa etária é obrigatória, o que significa que os pais, tutores e demais encarregados destes menores têm de tomar para receberem as três doses previstas no esquema de proteção.

Além disso, indicaram especialistas consultados, a obrigatoriedade está prevista na Lei Geral de Saúde, no Código da Infância e Adolescência e na Lei de Vacinação.

O mais recente relatório semanal da Direção de Vigilância Sanitária, divulgado na sexta-feira passada, reflete que a Costa Rica registrou 5.012 novos casos de Covid-19 entre 18 e 24 de setembro (semana epidemiológica 38).

Este valor representa uma diminuição de 1.008 novos positivos para o coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, em relação à semana epidemiológica imediatamente anterior (37), quando contabilizaram 6.020 casos confirmados desta doença, que chegou a este país em 6 de março de 2020.

O diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Marín, destacou que durante a semana epidemiológica 37 relataram uma média diária de 178 internações, sendo 146 em quartos e 32 em Unidades de Terapia Intensiva.

Nesses sete dias, se registraram 13 mortes por Covid-19, uma média diária de quase duas, e sete mortes a menos que na semana imediatamente anterior, disse Marín.

Ele concluiu que na porcentagem de variantes genômicas Omicron circulando nas últimas semanas, predomina o BA.5.

Desde 30 de maio passado, essa carteira não oferece o relatório diário sobre a Covid-19, fato atribuído ao ataque cibernético sofrido pelo Fundo de previdência Social da Costa Rica um dia depois, que causou sérios danos aos seus sistemas digitais e na prestação de seus serviços, ainda sem solução.

jha/ale/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES