23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia doou testes para detectar varicela à Etiópia

Test-viruelamono

Rússia doou testes para detectar varicela à Etiópia

Adis Abeba, 5 out (Prensa Latina) A embaixada russa nesta capital entregou ao Instituto Etíope de Saúde Pública mais de 500 sistemas de teste para detectar a varíola, sem registros da doença aqui hoje.

Conforme notificado pelo Instituto e pelo Ministério da Saúde, esses kits de diagnóstico foram fabricados no Centro Estatal Russo de Pesquisa em Virologia e Biotecnologia e são semelhantes aos distribuídos em outros países.

Explicam ainda que estão disponíveis no país euroasiático “com um manual de práticas para identificar a doença, a que também têm acesso os especialistas etíopes”.

De acordo com uma notificação divulgada pela embaixada, “a transferência foi feita entre representantes da missão diplomática, o hospital Balcha da Cruz Vermelha Russa e o Instituto Etíope de Saúde Pública”.

Embora ainda não haja casos do patógeno identificados em nenhuma região do país, a partir de julho passado as autoridades sanitárias aumentaram a vigilância epidemiológica.

Desde então, os testes de viajantes e refugiados internacionais aumentaram, além de medidas de controle de fronteira, e cerca de 50 laboratórios foram estabelecidos para detectar o vírus.

No final de setembro, o Sudão confirmou três casos de varíola em Tunaydbah, um campo de migrantes etíopes localizado em Gederaf, estado no leste do território.

Relatórios oficiais garantem que Tunaydbah abriga atualmente quase 25.000 migrantes, que começaram a chegar em janeiro de 2021, logo após o confronto armado entre o exército federal etíope e a Frente de Libertação do Povo Tigray.

Embora não tenha sido informado se os pacientes detectados em Gederaf entraram na jurisdição sudanesa há mais de um ano ou recentemente, as medidas de alerta e prevenção continuam em toda a geografia etíope.

Em 23 de julho, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, o etíope Tedros Adhanom, definiu o surto de varíola dos macacos como uma emergência de interesse internacional.

oda/raj / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES