O relatório observou que as 21.141 farmácias em território francês coletaram 9.833 toneladas de medicamentos não utilizados, equivalente a 2,5 caixas por habitante, “um número que vem caindo há quase seis anos”, disse Thierry Moreau-Defarges, presidente da Cyclamed.
A pesquisa também revelou que nove em cada dez franceses afirmam devolver os medicamentos não utilizados à farmácia, a grande maioria (81%) citando razões ambientais, e também (65%) razões de segurança sanitária.
Segundo a Cyclamed, uma associação cujo objetivo principal é coletar os medicamentos não utilizados dos consumidores, 64% dos entrevistados classificam seus medicamentos “separando recipientes vazios, caixas de papelão e folhetos de papel para reciclagem no sistema de classificação seletiva, antes de devolver seus medicamentos não utilizados à farmácia”.
Além disso, “há quase 17 anos, as vendas de medicamentos para uso humano vêm diminuindo constantemente (em cerca de um por cento ao ano), enquanto a população está crescendo e envelhecendo”, disse Cyclamed.
mv/acm/bm