5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Acordos de cooperação fortalecem laços Cuba-Camboja

Manuel-Marrero-Cambodia

Acordos de cooperação fortalecem laços Cuba-Camboja

Phnom Penh, 5 out (Prensa Latina) A assinatura de dois acordos de cooperação nos âmbitos cultural e esportivo fortaleceu os laços entre Camboja e Cuba, cujo primeiro-ministro Manuel Marrero celebra hoje em seu segundo dia de visita oficial.

Os acordos foram assinados no final das conversações oficiais entre Marrero e o seu homólogo Samdech Techo Hun Sen, realizadas na véspera no Palácio da Paz, durante as quais confirmaram o progresso da relação bilateral e ratificaram o compromisso de continuar a fortalecê-la.

A visita do chefe de governo cubano, com a qual termina uma jornada pela região da Indochina, é hoje destacada por meios de comunicação como The Phnom Penh Post e The Khmer Times, que ilustram suas informações com fotos do encontro entre Marrero Cruz e Hun Sen, e do visitante homenageando no Monumento à Independência.

Em seu primeiro dia de atividades nesta capital, o também membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba (PCC) colocou uma oferenda floral diante da estátua do rei pai Norodom Sihanouk, cujo centenário de nascimento é comemorado em 31 de outubro.

De acordo com o programa anunciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, durante a sua estadia nesta cidade, que se prolongará até dia 6, Marrero será recebido em audiência pelo rei Norodom Sihamoni.

Ele também fará visitas de cortesia aos chefes do Senado, Say Chhum, e da Assembleia Nacional (parlamento), Heng Samrin.

Há pouco mais de uma semana, o primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, visitou Havana, tornando-se o primeiro líder daquele Estado a viajar para a ilha desde a adesão de Cuba ao Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático (TAC), há dois anos.

Na ocasião, Hun Sen e o presidente cubano Miguel Díaz-Canel testemunharam a assinatura de vários acordos nos setores de saúde, esportes e relações internacionais.

Hun Sen estava particularmente interessado em receber apoio em aspectos como medicina esportiva e pesquisa, e manifestou sua disposição de avaliar frentes de colaboração específicas para os XXXII Jogos do Sudeste Asiático, a serem organizados pelo Camboja em 2023.

O chefe de governo cambojano também manteve um encontro com o líder da Revolução Cubana, Raúl Castro, no qual relembrou sua visita a Cuba em 1999, quando foi condecorado com a Ordem José Martí pelo líder histórico da Revolução, Fidel Castro.

Raúl Castro, por sua vez, referiu-se à gestão do Camboja como presidente pro tempore da Associação das Nações do Sudeste Asiático em 2022 e ratificou a vontade de fortalecer a cooperação de Cuba com aquele bloco regional.

Phnom Penh e Havana estabeleceram relações diplomáticas em 15 de abril de 1960. Ambos os países, membros ativos do movimento Não-Alinhado, desenvolveram um diálogo bilateral ao mais alto nível e o Camboja mantém seu apoio à ilha em sua luta contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.

oda/mpm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES