23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagem póstuma em Angola ao general cubano

Homenagem póstuma em Angola ao general cubano

Luanda, 07 out (Prensa Latina) Angolanos e cubanos prestaram hoje homenagem póstuma a um filho excepcional dos dois países: o general Rafael Moracen, cuja bravura em solo nativo e em terras africanas alimentou a lenda do homem "pega a espingarda".

As cerimônias fúnebres decorreram no quartel-general do Exército em Luanda com a participação de oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional, deputados, representantes do governo, membros da embaixada da ilha e outros membros do corpo diplomático acreditado neste país.

No final do funeral, o caixão foi levado para o Museu Nacional de História Militar, na fortaleza da capital de São Miguel, onde também foram prestadas homenagens ao lendário combatente.

O Brigadeiro General (D) faleceu em Março de 2022, em Havana, e parte das suas cinzas foi recentemente transferida para Luanda, a pedido das autoridades angolanas.

Conhecido aqui como “Humberto, tira a espingarda”, Moracen foi um dos homens da guerrilha internacionalista de Ernesto Che Guevara para África e as suas ligações com os combatentes da terra natal de António Agostinho Neto começaram em 1965, quando serviu como instrutor militar durante a luta para a libertação nacional.

Anos mais tarde, devido à sua louvável carreira, recebeu o estatuto de cidadão nacional e em 2015 foi promovido ao posto de tenente-general das FAA.

O secretário de Estado Domingos André Tchikanha, em representação do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, liderou as horas fúnebres e a cerimónia no museu na sexta-feira.

Reconhecido com o título honorário de Herói da República de Cuba, Moracen conquistou também um lugar privilegiado no coração dos angolanos, recordados hoje em ambas as cerimónias, nas quais enalteceram a sua humildade, simplicidade, coragem no combate, qualidades de liderança, conhecimento em a arte da guerra e sua posterior atuação aqui como adido militar, naval e aéreo da nação caribenha.

mgt/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES