O longa-metragem que será exibido nas salas 23 e 12 aborda a cultura regional ao narrar a história de Orlando el Cholo Valderrama, cantor e compositor colombiano e primeiro vencedor do Grammy (2008) na categoria álbum folk tradicional com sua música Caballo.
De acordo com a sinopse, os versos mais sinceros viajaram o mundo na voz de El Cholo Valderrama. Poucos conhecem as paisagens que inspiram suas canções.
Uma Colômbia para explorar! A obra de Osorio se destaca pelo tratamento adequado da fotografia, montagem e trilha sonora, que lhe rendeu o Prêmio Fotossíntese de Pós-Produção concedido pelo Barichara Green Film Festival e outras distinções no Mercado Audiovisual de Bogotá.
Destaca também a carreira musical do cuatro e compositor, que coleciona mais de duas dezenas de produções discográficas e levou o legado sonoro de El Llano a países da Europa e da Ásia.
Internacionalmente, o filme mostrou suas credenciais no festival de cinema de língua espanhola Pelikula, nas Filipinas. Até 13 de outubro, o evento cinematográfico organizado pelo Instituto Cubano de Arte e Indústrias Cinematográficas conta com o apoio da embaixada colombiana em Havana e prevê a exibição de uma dezena de filmes que refletem a história e as realidades da nação sul-americana.
ode/chm/glmv