São eles que dão o tom para os tópicos nas negociações, disse Vucic, referindo-se à maioria albanesa em Kosovo e à liderança da UE, ao fazer seu discurso à nação.
Apesar de ter assinado um acordo com o bloco comunitário sobre a questão do Kosovo, foi-nos impossível formar uma Comunidade de municípios sérvios, porque sempre nos dizem que a analisarão na próxima ocasião, denunciou o presidente, citado pela televisão da capital.
Cada vez que se apresenta a questão dos municípios da minoria sérvia no Kosovo, surgem novas crises, provocadas pela maioria albanesa, com o apoio de países ocidentais como Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha ou Itália, sublinhou.
Ninguém impediu a participação numa recente cimeira informal da UE do chamado presidente do Kosovo, apesar de os presentes nesse fórum serem signatários do acordo de Bruxelas sobre a solução do problema do Kosovo, salientou o Presidente.
Vucic indicou que 300 soldados norte-americanos chegaram recentemente ao Kosovo para se juntar ao contingente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), implantado naquele enclave que Belgrado considera ser uma província sérvia.
Eles (os militares) declaram abertamente que vêm defender a soberania e a integridade territorial do Kosovo, disse o presidente sérvio, que parecia se lembrar dos acordos assinados na época em Dayton para acabar com os bombardeios da OTAN contra a ex-Iugoslávia.
O referido acordo, após o qual a aliança atlântica suspendeu os ataques unilaterais contra a ex-Iugoslávia, iniciados em março de 1999, incluía pontos sobre a preservação da soberania de Belgrado sobre sua província de Kosovo, que posteriormente autoproclamou sua independência.
Mas o acordo assinado em Bruxelas, em 19 de abril de 2013, entre Belgrado e Pristina, estabelece que no Kosovo deve ser formada a Comunidade de Municípios Sérvios, órgão autônomo no território kosovar.
O presidente sérvio lembrou que seu país cumpriu tudo o que está estabelecido no acordo de Bruxelas, mas Pristina mal começou a analisar um estatuto sobre os referidos municípios, questão que sempre adia, comentou o estatístico.
mem/to/ans
PL-33
2022-10-08T06:50:54