Durante o último exercício orçamental (encerrado a 30 de junho), foram criados empregos permanentes para mais de 2,380 milhões de cidadãos, em meio a desafios nacionais e globais, revelou a política.
Conforme explicou, “os setores de agricultura e serviços tiveram um papel importante contribuindo com 43% e 32% da criação de empregos, nessa ordem.
No entanto, considerando nosso rápido crescimento populacional, tudo precisa ser feito. as medidas necessárias, continuar com a esforços e continuar a trabalhar focados na geração de muito mais empregos, sublinhou.
O conflito (no norte do país), a pandemia de Covid-19 e as alterações climáticas estão a colocar uma grande pressão na economia, comentou numa sessão conjunta da Câmara dos Representantes do Povo e da Câmara da Federação.
Apesar desses desafios nacionais e globais, o desempenho macroeconômico registrado durante esses tempos difíceis superou as expectativas, observou ele. A Etiópia, informou ele, “registrou o maior crescimento das receitas de exportação e continuou o fluxo de Investimento Estrangeiro Direto na África Oriental”.
Os setores da agricultura, manufatura A cultura e a mineração desempenharam um papel importante no comércio exterior e os lucros dos serviços cresceram 29%, disse ele.
Durante seu discurso perante os membros das câmaras da Assembleia Parlamentar, Zewde também reafirmou a disposição do governo em estabelecer a paz no norte do país.
Na sessão estiveram presentes embaixadores de vários países desta capital, representantes de instituições internacionais, líderes religiosos e outros convidados, segundo um comunicado da Câmara dos Representantes do Povo.
wmr/raj/ls