25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fundos de solidariedade do Uruguai a Cuba apesar dos bloqueios (+Foto)

Rompamos-bloqueo-Uruguay

Fundos de solidariedade do Uruguai a Cuba apesar dos bloqueios (+Foto)

Por Orlando Oramas Leon

Montevidéu, 12 out (Prensa Latina) “O bloqueio que os Estados Unidos exercem contra Cuba não poderá impedir o envio de ajuda do movimento de solidariedade uruguaio com a ilha”, assegurou hoje uma reconhecida promotora dessa causa.

Gabriela Cultelli, ativista do Comitê Antiimperialista Uruguaio em Solidariedade a Cuba e aos Povos do Mundo, denunciou em entrevista à Prensa Latina que o Banco da República, do Uruguai, não transferiu para Havana os fundos arrecadados aqui para ajudar a nação caribenha na recuperação dos danos do furacão Ián.

O argumento foram as medidas punitivas impostas por Washington, com as quais pretende sufocar os cubanos, destacou.

Os recursos foram entregues simbolicamente ao embaixador cubano Zulán Popa em 8 de outubro, por ocasião de um ato de homenagem ao comandante Ernesto Che Guevara frente ao busto que o rememora no Cerro de Montevidéu.

“E aqui o bloqueio apareceu novamente”, disse, porque em seu nome era “impossível fazer a transferência do nosso próprio banco”.

“Mas chegarão em breve a Havana, de outro lugar, e estarão disponíveis como parte de nossa cooperação”, assegurou.

Gabriela Cultelli destacou que seu povo historicamente se solidarizou com a causa da Revolução Cubana, mesmo antes da criação do Comitê.

E acrescentou que isso se repetiu quando a ilha antilhana enfrentava, sob o bloqueio reforçado, a pandemia causada pela Covid-19.

“Até então, nós enviamos meio milhão de seringas”, ela lembrou.

Explicou que participam desses esforços as organizações que integram o Comitê, onde ela representa o capítulo uruguaio da Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade.

Explicou que as principais organizações da esquerda uruguaia que aderiram à Frente Ampla têm participação no Comitê.

Também estão representados o PIT-CNT, central sindical única ; a Federação de Estudantes Universitários e a Federação Uruguaia de Cooperativas de Habitação de Ajuda Mútua (que reúne milhares de famílias).

Crisol, associação de ex-presas e ex-presos políticos; Mundo Afro e a Federação Sindical Mundial juntam-se à lista juntamente com a associação de médicos formados no país das Antilhas e EconomíaPolitica.uy.

E Cultelli ataca mais uma vez o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos exercem contra Cuba há mais de 60 anos.

Prevê que em novembro “os povos do mundo levantarão suas vozes contra essa política”, quando pela trigésima vez a Assembleia Geral das Nações Unidas vai votar uma proposta de resolução cubana sobre o assunto.

“Será um grito unânime, porque não contam os promotores desta prática criminosa”, em referência ao governo norte-americano.

oda/ol/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES