Em uma gravação, que vazou originalmente na plataforma de mídia social Reddit, o agora ex-presidenta do Conselho Nury Martinez e outros funcionários fizeram comentários racistas sobre um de seus membros, seu filho e migrantes mexicanos que vivem no bairro de Koreatown, de acordo com o The Hill.
A gravação que viralizou no Los Angeles Times e causou a rejeição dos cidadãos, até agora, custou o cargo a Martínez sua posição, mas não sua posição como uma das vereadoras de Los Angeles.
O presidente da Federação Laboral do Condado, Ron Herrera, que é um dos que aparecem no vídeo com referências impróprias à comunidade latina, também renunciou.
Na voz da secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou que todos os membros da Câmara Municipal de Los Angeles gravados no vídeo deveriam renunciar.
Segundo Jean-Pierre, o presidente qualificou o fato como inaceitável e aterrador.
Biden viajará para a cidade no final desta semana para participar de uma arrecadação de fundos entre outras atividades para acalmar as coisas, já que os moradores pediram a renúncia de outros membros do conselho que responderam com risos aos insultos racistas.
A gravação provocou indignação em Los Angeles, uma das cidades mais diversas de um país com profundas divisões sociais devido ao racismo estrutural que ali existe.
Recentemente, o Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial recomendou que o governo dos EUA adote medidas imediatas e tangíveis para eliminar esse mal na União, onde as principais vítimas desse flagelo são os afro-americanos.
oda/lrd/cm