Reunidos em diferentes salas do Grande Salão do Povo em Beijing, os quase 2.300 delegados continuaram suas deliberações sobre o relatório do 19º Comitê Central do poder governante sobre a gestão e as realizações dos últimos cinco anos.
Antes das discussões, alguns dos participantes da reunião realizaram uma coletiva de imprensa onde falaram sobre segurança alimentar, políticas para fortalecer o Partido e sua governança.
Durante o dia, houve também uma grande cobertura na mídia nacional e estrangeira das declarações feitas pelo Secretário Geral do PCCh e Presidente do país, Xi Jinping, na abertura do Congresso, no domingo.
Os jornais revisaram as principais questões apresentadas pelo líder e as diretrizes a serem seguidas com o objetivo de transformar a China em um estado socialista moderno até meados do século.
O Congresso quinquenal será concluído no dia 22 e deverá produzir novos planos nacionais de desenvolvimento para os próximos cinco anos e mais além. De acordo com a agenda, os delegados também revisarão esta semana o relatório da 19ª Comissão Central de Inspeção Disciplinar, antes de discutir e votar os projetos de emendas à constituição do partido.
O último texto procura colocar o PCCh em sintonia com a nova situação e as tarefas que lhe permitirão fazer avançar o socialismo com características chinesas.
As mudanças previstas devem representar plenamente a mais recente sinalização do marxismo, novos conceitos de governança e experiências de adesão e fortalecimento do agrupamento comunista.
Finalmente, o fórum elegerá os membros do 20º Comitê Central do PCCh e seu órgão disciplinar.
mem/ymr/bm