Se não reagirmos rápida e muito drasticamente, haverá fechamentos, disse o ministro da saúde, acrescentando que negociará amanhã com o ministro das Finanças Christian Lindner sobre mais ajuda governamental para hospitais.
Entretanto, para pedir algum tipo de “fundo especial” para hospitais na Alemanha, semelhante ao fundo especial de 100 bilhões de euros para o exército, Lauterbach reagiu negativamente.
Segundo ele, a nação alemã não pode introduzir um fundo especial para cada área, pois “tudo tem que ser pago”.
O pano de fundo dos comentários de Lauterbach são as exigências da Associação Hospitalar Alemã para uma ajuda rápida dos políticos, enquanto a sociedade teme o fechamento de numerosos hospitais.
De acordo com o agrupamento, a lacuna de financiamento para os custos de material e energia é de cerca de 15 bilhões de euros em 2022 e 2023.
A taxa de inflação da Alemanha subiu para 10,9% em setembro, em decorrência de enormes aumentos de preços de produtos energéticos e alimentos, de acordo com o Departamento Federal de Estatística do país.
Enquanto isso, importantes economistas alemães advertem que o aumento das contas de gás poderia empurrar a maior economia da UE para a recessão.
mv/amp/bm