24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rendem tributo em Santiago de Cuba a Abel Santamaría em seus 95 anos

Abel-Santamaria-Cuadrado-tributo

Rendem tributo em Santiago de Cuba a Abel Santamaría em seus 95 anos

Santiago de Cuba, 20 out (Prensa Latina) Um tributo emocionado foi feito aqui hoje, no cemitério patrimonial Santa Ifigenia, a Abel Santamaría Cuadrado, um dos mártires do ataque ao quartel de Moncada em 26 de julho de 1953, que teria 95 anos de idade.

As principais autoridades da província, junto com crianças, estudantes e representantes de outras gerações do povo de Santiago, reuniram-se de manhã cedo diante do monumento a essas vidas cortadas em seu auge pelos soldados do tirano Fulgêncio Batista.

Em suas palavras, o doutor em ciências históricas Frank Josué Solar se referiu à bela Canção do Escolhido, de Silvio Rodríguez, na qual a poesia vem em auxílio do trovador na tentativa de descrever a grandeza do homem que nasceu precisamente quando o Hino Nacional foi cantado pela primeira vez.

Quanto à coincidência simbólica, a Solar afirmou que Abel era consistente com a máxima “Morrer pela pátria é viver”, que é a essência dessas estrofes, espalhadas no ar em Bayamo exatamente há 154 anos atrás.

Detalhes biográficos do segundo líder da ação armada comandada por Fidel Castro à frente dos novos combatentes foram mencionados pelo historiador, que enfatizou a carreira frutífera que não chegou a 26 anos, mas que estava no auge das lutas insurrecionais cubanas.

O presidente da Cátedra Honorária dedicada a Fidel Castro na Universidade do Oriente lembrou que o jovem estava encarregado da área do Hospital Civil Saturnino Lora durante o ataque à fortaleza militar, a partir do qual ele tentou preservar a retirada segura do líder.

A impressão de Abel Santamaría, nascido no centro de Constancia, na província central de Villa Clara, causa um impacto nos cubanos do parque-museu erguido ali e em outras escolas, bairros e diferentes áreas da cidade onde ele foi morto a tiros.

Suas cinzas ocupam um dos nichos do monumento aos assaltantes caídos em 26 de julho, em cumprimento à promessa feita por Fidel Castro da prisão da Ilha dos Pinheiros de colocá-los em uma grande tumba ao lado da do Herói Nacional, José Martí.

mv/mca/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES