Organizado pela Universidade Máximo Gómez em Ciego de Ávila, o evento propõe um olhar sobre a Agenda 2030 e a universidade para o desenvolvimento sustentável, enquanto promove o intercâmbio de experiências, conhecimentos e conhecimentos populares no setor acadêmico e de pesquisa.
O diretor de Relações Internacionais do centro estudantil, Oruam Cadex Marichal, destacou que este ano o concurso tem uma nova característica, a rota virtual, para facilitar a participação de pessoas interessadas que não puderam estar presentes.
Acrescentou que membros ativos de 24 instituições de países como Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Honduras, Guatemala, México, Portugal, Espanha e Cuba estão participando do evento, que está sendo realizado no Hotel Pullman em Cayo Coco.
O encontro será o primeiro encontro presencial da Rede Ibero-Americana de Liderança e Práticas Educativas (Rilpe), que é coordenada pela Universidade de Ávila juntamente com a Universidade de Granada e a Fundação Investiga a Chiloé, disse o especialista.
Destacou entre os tópicos do intercâmbio a Automação e Informatização da sociedade; Cultura Física e Ciência do Esporte; Ciências Pedagógicas e Educação; Ciências Sociais e sua responsabilidade pelo desenvolvimento; Desenvolvimento Agrícola Sustentável e Gestão Sustentável do Turismo, entre outros.
A UNICA 2022 é concebida como uma oportunidade para a instituição educacional sediada em Avila elaborar estratégias de desenvolvimento conjunto e colaboração com instituições de outros países.
mem/nmt/bm